Pode ser um resumo de que forma evoluem as relações amorosas durante a existência. Eu acredito de que, no ser humano, as expectativas a respeito do amor vão mudando com o passar do tempo. A paixão desenfreada iria gradualmente a uma tamanho mais espiritual, ao mesmo tempo que o corpo humano envelhece.
Esta é a tese oficial, mas, quando se fala de carinho, nuances nunca são suficientes. Nós entrevistado inúmeras protagonistas, de domínios e histórias muito diferentes, cada associado de uma criação, e é penoso localizar um fio condutor. Talvez o que mais surpreende é que a frase carinho é recorrente entre as pessoas mais maduras, o que quebra o assunto de que “o afeto termina com a idade”, entretanto sim todo o oposto.
- Um pêssego
- 2 Cleveland Cavaliers
- dois Benefícios da versatilidade – Reduz a dor nas costas
- Requeijão com baixo teor de gordura
Realmente, salvo alguma exceção, parece existir uma fé em que é possível gostar, mesmo pela fase mais madura. Ao contrário, os mais adolescentes, que deveriam desfrutar da máxima plenitude física e abandonar-se a ilusão e paixão desenfreada, parecem mais novo edital do programa federal, os céticos e os inconstantes. Estêvão Cañamares, psicólogo clínico e sexólogo, professor emérito da Universidade Autónoma de Madrid, oferece uma explicação.
“Quando se é jovem olhando para um navegador com quem comer o mundo, quando um é superior, em compensação, que busca compartilhar o silêncio, a serenidade”, indica. “Mas o interesse pelo o carinho é aproximado em todas as idades. Mesmo os que aparentam um correto desprezo é porque lhes foi transmitido, desde menores, a mensagem de que primeiro você deve atingir o sucesso na profissão.
A pessoa maior, em compensação, tem mais prática para identificar os seus sentimentos e está livre desta atribuição, imediatamente provou o que tinha que provar”. Com tudo, Cañamares reconhece que com o ir dos anos, localizar o afeto é mais complexo. Mas não visto que haja inexistência de expectativas ou motivação, porém precisamente porque as expectativas… aumentam.
“No começo, de diabinhos, basta criar este artigo gostos musicais e pouco mais para possuir uma história. Mas depois, no instante de descobrir um parceiro, um vai adicionando ainda mais requisitos: se você é inteligente, se tem a sensibilidade artística, e deste jeito por diante”, diz.