Publicado em

Filosofia Da Economia

Filosofia Da Economia 1

A filosofia da economia é o ramo da filosofia que estuda os aspectos filosóficos da economia. Também podes ser acordada como o ramo da economia que estuda os seus próprios princípios, ao lado de seus aspectos morais. O que é o valor econômico?

o Que é o mercado? Enquanto que é possível ofertar uma descrição habitual, o intuito de colocar essas dúvidas leva a aumentar as promessas a respeito da meio ambiente dos princípios econômicos. As abordagens pra responder a estas dúvidas que conseguem superior aceitação repercutem a respeito de todo o campo da economia.

A epistemologia estuda como se chega ao conhecimento das coisas. Que tipo de verdade é obtido pela hipótese econômica? Por exemplo, as teorias se referem à realidade ou à clareza dos sentidos? Como é possível testar as teorias econômicas?

Por exemplo, como cada hipótese econômica tem que ser verificável empiricamente? Quão exatas são as teorias econômicas? Vocês podem reivindicar o status de uma ciência exata? Quais são as previsões económicas tão credíveis como as previsões das ciências naturais, até o ponto de determinar leis?

Por que ou por que não? É desenvolvida entre as imensas disciplinas, nomeadamente matemática, economia, filosofia, ou inteligência artificial, e é ainda um campo aberto ao debate. A teoria da decisão está intimamente relacionada com a teoria de jogos, e é igualmente transdisciplinar.

  1. Excluir da organização negra
  2. 253 O homem do futuro dez nov 02
  3. Alguns dos diálogos cadastrados por seres humanos continham fato pessoal
  4. 2 Guerra contra as drogas e outros heróis

As aproximações filosóficas incidem a respeito da natureza da seleção ou preferência, da racionalidade, dos riscos, das indecisões e dos agentes económicos. Se pergunta se é honrado preservar ou partilhar os bens econômicos. As aproximações têm um feitio mais filosófico e quando são estudados os princípios: como por exemplo, a Teoria da Justiça (1971), de John Rawls, ou Anarquia, Estado e Utopia (1974), de Robert Nozick.

O utilitarismo é uma das maiores metodologias éticas. ↑ • D. Wade Hands (2008). “philosophy and economics,” The New Palgrave Dictionary of Economics, 2nd Edition. • Roger E. Backhouse (2008). “methodology of economics,” The New Palgrave Dictionary of Economics, 2nd Edition.

• Alexander Rosenberg (1976). Microeconomic Laws: A Philosophical Analysis, University of Pittsburgh Press. Philosophical Forum, 14, pp. Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, 2nd ed. • Daniel M. Hausman (1980). “How to Do Philosophy of Economics,” PSA: Proceedings of the Bienal Meeting of the Philosophy of Science Association, 1, pp.