Publicado em

Griffiths, Paul (1983). The String Quartet

Griffiths, Paul (1983). The String Quartet 1

Joseph Haydn, foi um compositor austríaco. É um dos representantes máximos do tempo clássico, além de ser chamado de o “pai da sinfonia” e o “pai do quarteto de cordas” graças às suas essenciais contribuições para ambos os gêneros. Também contribuiu pro desenvolvimento instrumental do trio com piano e na expansão da maneira sonata. Viveu durante toda a tua existência, na Áustria, e desenvolveu vasto parte de sua carreira como músico de corte para a rica e aristocrática família Esterházy da Hungria. Isolado de outros compositores e tendências musicais, até o último trecho de sua vida, estava, segundo ele argumentou: “forçado a ser original”. Na época de sua morte, era um dos compositores mais célebres de toda a Europa.

Era irmão de Michael, que assim como foi considerado um bom compositor, e de Johann Evangelista, um tenor. Teve uma estreita amizade com Wolfgang Amadeus Mozart, que inclusive acredita-se que chegou a ser mentor, e foi professor de Ludwig van Beethoven.

  1. Trinta e um KM. Mantém-Se a vantagem com o pelotão, onde tira o Sky: 6’15”
  2. RE RE MIb FA SOL LAb SIb JO
  3. 6 Gonzalo Fernández de Oviedo
  4. A invenção do bidé
  5. O Museu Lázaro Galdiano oferece a exposição “a perna trave. Coleção de Eduardo Ribeiro”

A listagem completa das obras do compositor pode-se consultar o catálogo Hoboken, sistema de classificação gerado por Anthony van Hoboken. Franz Joseph Haydn nasceu em 31 de março de 1732 em Rohrau, uma pequena cidade próxima a Viena (Áustria), na época capital do Sacro Império Romano-Germânico, e muito próxima da divisa com a Hungria.

Foi o segundo dos 12 filhos de Mathias Haydn e Anna Maria Koller. Seu pai era um fabricante e reparador de automóveis ao serviço do conde harrach embarcaram, o aristocrata da população, e assim como serviu como Marktrichter, um cargo idêntico ao de prefeito da cidade. Sua mãe havia trabalhado previamente como cozinheira no palácio do conde harrach embarcaram.

Mathias foi um entusiasta músico folclórico e entendeu a tocar harpa, de modo autodidata, ao longo da época em que trabalhou como oficial. De acordo com os últimos memórias de Haydn, a tua infância foi bastante musical e, algumas vezes, cantavam juntos e com seus vizinhos. Os pais de Haydn, se deram conta de que seu filho tinha talento para a música e sabiam que em Rohrau não teria chance de ter uma educação musical adequada. Por esta explicação, aceitaram a proposta de seu parente Johann Matthias Franck, diretor da universidade e professor do coro em Hainburg, pra que Joseph aprendesse na sua moradia e realizá-lo como músico.

Desse jeito, com só seis anos, Haydn foi apesar de com Franck a Hainburg (onze quilômetros de distância de tua cidade natal) e nunca mais viveu com seus pais. Contudo, começou seus estudos musicais lá e brevemente pôde tocar cravo e violino, como esta de cantar as partes masculina com extensão logo no coro da igreja de Hainburg. Catedral de São Estevão de Viena, que estava realizando uma viagem pelas províncias em procura de novos talentos pro coro de gurias. Haydn passou com sucesso um teste de audição pra Reutter e em 1740 mudou-se pra Viena, onde permaneceu como figurante durante os próximos nove anos.

A começar por 1745 seu irmão mais novo, Michael, assim como foi incorporado como membro do coro. Haydn viveu pela casa de Reutter, juntamente com outros cinco meninos do coro. Recebeu lições de latim e novas disciplinas, como essa de aulas de canto, violino e teclado. Reutter foi de pouca auxílio pra Haydn nas áreas de hipótese musical e composição musical, visto que só lhe deu duas aulas no decorrer do tempo que permaneceu como figurante. Porém, dado que Estêvão era um dos principais centros de música da Europa, Haydn foi apto de assimilar a servir os músicos profissionais que ali havia. Como Franck em um momento anterior, Reutter não é sempre que se assegurava de que Haydn estivesse alimentado de modo correta.