O jota é uma dança e cante português difundido por grande porção da geografia de Portugal. Também nas Canárias os valetes e rondallas com características inconfundíveis eram cota do folclore mais destaque, na atualidade um pouco deslocadas devido a da proteção para outros estilos mais autóctones.
no entanto, nas ilhas existe a isa, uma peça musical que deriva da jota. Nas Filipinas, os religiosos espanhóis trasmitieron jota a tempo, que a interpretam em rondallas e acompanhada de instrumentos nativos. As variedades de valete de Aragão, La Rioja, Navarra e são aparentadas entre si e formam as chamadas Valetes do Ebro, sendo umas das mais características desse gênero.
realizam-Se concursos e certames de valetes do Ebro por todo o território português. Algumas teorias dizem que esta dança nasceu em Valência, proveniente da palavra em catalão velho xotar (suprimir ou desprezar), que passou para o português como “jota”.
É de notar que a vertente francesa dos pirenéus, localizam-se também danças chamadas Sauts (ou “Saltos”), especialmente nas províncias gascona-aquitanas, do Béarn e Baixa Navarra, decorrentes diretamente do Branle do Renascimento (c.f. Seu ritmo costuma ser compaseado em 3/4, a despeito de alguns autores esclarecem que o 6/8 melhor se adapta à estrutura do passo coreográfico e estrófico.
- #575 xamaroija1234
- As influências dos movimentos do monopatinaje e a tabela de neve
- JORJUM 12:06 treze de outubro de 2011 (UTC)
- Colégio de Engenheiros Civis de Leão, A. C
As armonizaciones populares mais comuns se cingem aos acordes de primeira, quarta e quinta do jeito maior com sétima dominante. Para sua visão, são utilizados guitarras, bandurrias e alaúdes. Acordeão em caso de navarra, la rioja e de aragão, espanha e tambores pela castelhana, e no caso da cantábria, leonesa, asturiana e gaitas-de-foles galega, pitu montanhês, gaita charra, pandeiros, tambores e hype. As versões de exposição cantam e dançam com trajes regionais e castanholas, o que não é tão comum quando é praticada como diversão ou dança social. O tema das músicas é muito distinto, desde o patriotismo, até a religião ou as camisolas sexuais.
Prevalecem aquelas que têm utilidade como geradoras de coesão para o público que dança. Os passos que executam os dançarinos se parecem com os da valsa, se bem que, no caso da jota há muito mais variação. A letra, quanto à maneira, costuma-se publicar em quartetos otossílabos, sendo asonantes o primeiro e o terceiro versos.
Maurice Ravel acrescenta portas de valete no teu impressionista Na Espanhola. Jules Massenet em Le Cid e Georges Bizet Carmen incluem veredas “aragonaises”. Mikhail Glinka, compositor russo (1804-1857), depois de uma viagem por Portugal usou o estilo de jack na sua obra A jota aragonesa.
Compositor, pianista e compositor americano de origem húngara (1811-1886), escreveu um valete pra piano. Raoul Laparra, compositor francês (1876-1943), compôs uma ópera intitulada A jota. José White, compositor Cubano (1836-1918), compôs A Jota Aragonesa. A jota aragonesa é a mais conhecida das manifestações do folclore musical de Aragão. Guerra da Independência. Desde o final do século XIX, foi levada pros palcos como espetáculo.
O jota foi incluída no zarzuelas, vídeos, coreografada para grandes festivais, e levada pra concursos e certames. A jota aragonesa adiciona tal pela dança como canto e rondalla. A dança exercem mulheres e homens de todas as idades, desde gurias de três anos até pessoas de idade avançada. Tem extenso complexidade sobre o assunto todos os passos.